Asfalto Borracha no acesso da Barragem de Campos Novos/SC

A Campos Novos Energia S.A. – ENERCAN é uma empresa criada com a finalidade de explorar o potencial do aproveitamento hidrelétrico localizado no rio Canoas, município de Campos Novos/SC, através da construção e operação de uma usina hidrelétrica com capacidade instalada de 880 MW.
A Usina Hidrelétrica Campos Novos vai gerar o equivalente a um terço de toda energia consumida em Santa Catarina, representando atualmente o maior investimento realizado integralmente em território catarinense.
O canteiro de obras da usina está situado entre os municípios de Campos Novos (margem direita do rio Canoas) e Celso Ramos (margem esquerda), a 380 km de Florianópolis/SC.
O reservatório da usina inunda uma área de 32 km², atingindo os municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi, todos localizados no Estado de Santa Catarina.
Para tanto, foi necessário pavimentar o seu acesso num total de 16 km, a partir da BR 470. Na elaboração do projeto de pavimentação para aquela via, a IGUATEMI – Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda, indicou a aplicação de um revestimento com asfalto modificado.


A GRECA ASFALTOS, através de seus engenheiros, apresentou o Ecoflex – asfalto modificado por borracha de pneu – como solução técnica viável, tendo sido aceita pela ENERCAN, a SCcontratante, e aprovada pelo DEINFRA – Departamento Estadual de Infra-estrutura do Estado de Santa Catarina. A pavimentação deste trecho está sendo executada pela Construtora Planaterra, com sede em Chapecó/SC, e encontra -se em fase de conclusão.

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº2

Texto: Eng. José Carlos M. Massaranduba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *