Caminhos do Crescimento – GRECA ASFALTOS e Univias: parceiros no asfalto pelo desenvolvimento das estradas brasileiras

Das velhas estradas onde a poeira era a companheira dos viajantes conta-se um novo tempo. Não é fácil imaginar como foi o surgimento das primeiras estradas e o entusiasmo de uma época de descobrimentos. Um tempo que transpõe o fim das longas viagens a pé, a cavalo ou de carroça e o nascimento das estradas para automóveis e diligências. Foi um longo caminho para fazer das paisagens áridas e desertas vias abertas ao desenvolvimento.
As rodovias propriamente ditas se popularizam no Brasil na década de 20 quando o então governador de São Paulo, Washington Luís, já dizia uma frase que se tornaria famosa: “governar é abrir estradas”. Duas delas foram modelos para todas as outras – a estrada de Campinas e a estrada de Itu, que se ligavam à capital do estado, São Paulo.
Sabemos que o passado do pó ainda é encontrado em pequenas áreas carentes de um Brasil miscigenado, mas, diante das necessidades, o mercado abriu espaço para empreendimentos privados, as chamadas concessionárias. Em 1996, o governo federal implantou o Programa de Concessões de Rodovias. Na época, a maior parte dos principais eixos rodoviários do país estava degradada por falta de manutenção, conforme pesquisas anuais publicadas pela Confederação Nacional dos Transportes – CNT. Dados da ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, mostram que só nos últimos dez anos foram investidos cerca de R$ 10, 5 bilhões na manutenção, melhoria e ampliação do sistema rodoviário.
Caminhos do Crescimento – O grupo Univias sabe bem o que é manter as estradas em boas condições de tráfego. É hoje, uma das maiores organizações do setor de concessão rodoviária do Rio Grande do Sul e do Brasil, ao administrar 993 quilômetros com o auxílio de aproximadamente 696 colaboradores diretos. Pela malha do Univias circulam 70% do PIB gaúcho e cerca de 70 mil veículos passam, diariamente, pelas suas 13 praças de pedágio.
Fundado em 20 de janeiro de 1998 é um consórcio privado, formado pelas concessionárias Convias, Sulvias e Metrovias, responsáveis pela administração dos pólos rodoviários de Caxias do Sul, de Lajeado e Metropolitano respectivamente. A sede administrativa das três concessionárias fica em Porto Alegre/ RS.
Entre os serviços oferecidos pela empresa estão: telefones de emergência (Call Box), carros-resgate, ambulâncias, guinchos, painéis de mensagens variáveis, moto-operadores além das Paradas Univias, onde o usuário tem a sua disposição, sanitários, fraldário, informações, telefone, recanto para descanso com tv, água, café, chimarrão.
Em todos os serviços a orientação é de um atendimento eficaz, agilidade e cordialidade otimizando resultado em todas as ações. A empresa preserva valores como ética, ousadia, responsabilidade social e ambiental, zelo pelo patrimônio, valorização de pessoas e busca da excelência no trabalho. “Nosso objetivo maior é o de buscar continuamente a satisfação dos usuários, poder concedente, colaboradores e acionistas”, afirma Luis Eduardo Severo – Diretor de Engenharia e Operações da concessionária.
Tecnologia – Ao longo dos anos o Univias tem como meta a contínua introdução de novas tecnologias na malha viária. Um dos seus marcos é o de ser a primeira concessionária no Brasil a experimentar o uso de asfalto borracha tendo a GRECA ASFALTOS como parceira tecnológica. Aplicado inicialmente em um trecho experimental de um quilômetro na BR/116 (Metrovias), o Asfalto Ecológico reveste hoje aproximadamente 99 quilômetros.
O produto foi resultado de um protocolo entre a concessionária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a GRECA ASFALTOS, visando utilizar novas tecnologias no setor de ligantes, em especial o uso do CAP modificado por pó de borracha de pneu. Desse protocolo nasceu a implantação do primeiro segmento experimental de CBUQ com CAP modificado por borracha de pneu executado no Brasil, em Agosto de 2001.
O primeiro trecho com aplicação do Asfalto Borracha completou cinco anos no último dia 17 de agosto. “Foi prevista uma vida útil de 3,5 anos, baseando-se no critério de trincamento (20% da área do pavimento), o que ainda não aconteceu. Os benefícios se estendem em incontáveis áreas direta ou indiretamente envolvidas com a Engenharia Rodoviária. Os estudos e experiências mostram uma clara melhoria do desempenho das misturas asfálticas, como resultado da inclusão da borracha nos ligantes e isto, por si só, já implica em um benefício financeiro aos agentes da infra-estrutura rodoviária brasileira. Além disso, podem ser considerados os benefícios ao meio ambiente, decorrentes da utilização de pneus inservíveis, dando-lhes uma nova utilização, retirando-os da cadeia de poluição ambiental”, afirma Luis Eduardo Severo.
Para a GRECA ASFALTOS e Univias é de se comemorar não só a viabilidade comprovada do Asfalto Borracha, por ser mais resistente a trincas e deformações, mas também uma parceria que prima pela construção de uma imagem de bons serviços na recuperação, modernização e ampliação dos trechos concedidos.
A opinião de Luis Eduardo Severo eleva a auto-estima da empresa. “A GRECA ASFALTOS sempre pautou sua atuação, por um atendimento eficaz ao cliente, juntando-se a isso o fato de fornecer produtos e serviços da melhor qualidade, dando ao cliente vantagens no binômio custo/benefício. Em nosso entender, um dos grandes méritos da GRECA, além dos demais já citados anteriormente, é o atendimento ao cliente. Encontramos um parceiro eficaz, sempre pronto a atender com presteza, dedicação e cortesia, fato este que se estende da presidência da empresa, passando pela diretoria e chegando aos técnicos tanto de nível superior, quanto os demais funcionários”, disse o diretor de Engenharia e Operações do Univias.
Pioneirismo – O Univias também tem a marca de ser pioneiro no Rio Grande do Sul, na utilização de asfalto modificado por polímeros e está equipado com um dos Modelos de Previsão de Desempenho mais evoluídos tecnicamente em todo o mundo para previsão do comportamento futuro das suas rodovias.
Outro fato inédito é de ser a primeira empresa do ramo de concessões rodoviárias a desenvolver um sistema próprio de arrecadação. Consiste basicamente em um banco de dados que armazena o n° da placa e a imagem digitalizada do veículo que passa por alguma de suas 13 praças de pedágio. Entre as vantagens, o Univias destaca a redução no tempo de atendimento nas cabines de cobrança; e a segurança dos usuários – em caso de busca a veículos roubados, o banco de dados reconhece placas devidamente cadastradas.
Além disso, o Univias consegue conhecer melhor o perfil de seu usuário identificando qual a praça que ele mais utiliza, qual a freqüência com que passa por ela, qual o fluxo em cada praça, entendendo melhor o comportamento dos motoristas e do tráfego.
O Univias foi o cliente escolhido pela GRECA ASFALTOS para estar em destaque nesta edição dos Fatos & Asfaltos.

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº7

Denise Martins Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *