FLEXPAVE ST

Visando a evolução dos ligantes asfálticos e a fim de contribuir com a melhoria dos revestimentos asfálticos nas estradas brasileiras, a Greca Asfaltos, através de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, apresenta para a comunidade rodoviária um novo produto: o Flexpave ST.
O Flexpave ST é um ligante asfáltico comparável ao CAP 50/70. Porém, graças à sua formulação especial, o Flexpave ST possui uma memória elástica, isto é, uma capacidade de retorno elástico que não está presente nos asfaltos convencionais. O Flexpave ST foi desenvolvido para atender a necessidade de vários clientes que desejam utilizar ligante asfáltico de melhor qualidade que o CAP 50/70 e que não têm condições de lançar mão do custo para aquisição de um asfalto modificado de alta performance.
Geralmente os resultados de recuperação elástica dos ligantes asfálticos convencionais, dentre eles o CAP 50/70, comercializados no Brasil, estão em torno de 5,0%. No Flexpave ST a recuperação elástica mínima é de 25,0%, ou seja, 5 vezes maior que o CAP 50/70. Dentre outras vantagens do Flexpave ST destacam-se o ponto de amolecimento superior quando comparado ao CAP 50/70, além do seu alto poder de adesividade. No Quadro 1 encontra-se a especificação do Flexpave ST e o comparativo com o CAP 50/70.
Assim, misturas asfálticas produzidas com Flexpave ST apresentam melhor comportamento quando comparadas àquelas fabricadas com ligantes asfálticos convencionais.
Operacionalmente o FLEXPAVE ST pode ser usinado a temperaturas similares às utilizadas na usinagem de ligantes asfálticos tradicionais, de acordo com a Curva de Viscosidade vs Temperatura, apresentada pela Figura 1, não havendo necessidade de qualquer modificação nas usinas de asfaltos.


Eng. José Antônio Antosczezem Junior
Gerente de Produção e Qualidade GRECA Asfaltos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *