Novas especificações de cimentos asfálticos

Nesta edição do nosso jornal estaremos apresentando as novas especificações de cimentos asfálticos do Brasil. A Resolução nº 19 de 11 de julho de 2005 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, republicada no Diário Oficial da União de 13 de julho de 2005, estabelece as novas especificações de cimentos asfálticos de petróleo (CAP), em todo o território nacional, consoante às disposições contidas no Regulamento Técnico ANP nº 03/2005 de 11 de julho de 2005. As grandes mudanças em relação à especificação anterior serão descritas de forma detalhada no decorrer do nosso texto.
No entanto, voltando a falar de envelhecimento do ligante asfáltico, na última edição apresentamos os dois ensaios/equipamentos que procuram simular o efeito da usinagem nas propriedades do ligante asfáltico. Relembramos que na antiga especificação dos ligantes asfálticos brasileiros o ensaio ECA (TFOT) – Efeito do Calor e do Ar simulava esta condição. Atualmente nas novas especificações nacionais utiliza-se o ensaio de envelhecimento denominado RTFOT (Rolling Thin Film Oven Test). Este ensaio consta da Norma Brasileira ABNT NBR 15235 denominada Materiais asfálticos – Determinação do efeito do calor e do ar em uma película delgada rotacional. Coincidência ou não, os artigos anteriores da Biblioteca do Asfalto prepararam o terreno, de certa forma, para apresentar as novas especificações de asfaltos convencionais a seguir.

Figura – Equipamento utilizado para o ensaio de efeito do calor e do ar em uma película delgada rotacional.

Inicialmente podemos afirmar que uma das principais mudanças é que a nova classificação é só por penetração dos cimentos asfálticos. O Regulamento Técnico anterior, nº 01/92 – Rev. 02 – DNC, vigente por aproximadamente treze anos até a aprovação das novas especificações, preconizava a classificação por viscosidade e por penetração.
As novas especificações instituem 4 classes de ligantes: CAP 30-45, CAP 50-70, CAP 85-100 e CAP 150-200, além de introduzir o ensaio de envelhecimento dos ligantes asfálticos pelo equipamento RTFOT e permitir a obtenção da viscosidade pelo viscosímetro Brookfield.
A viscosidade dinâmica obtida através do viscosímetro Brookfield é uma medida científica e não empírica de escoamento a altas temperaturas.
As novas especificações com relação ao ligante asfáltico virgem (antes da usinagem) apresentam as seguintes novas características:
– Inclusão para cada ligante de um ponto de amolecimento mínimo e de uma ductilidade mínima;
– Além da determinação da viscosidade Saybolt Furol à 3 temperaturas (observando-se um valor mínimo à 135 e 150º C e um intervalo de valores à 177º C), admite-se a determinação da viscosidade Brookfield para estas mesmas temperaturas;
– O índice de suscetibilidade térmica foi alterado de (-1,5) a (+1) para (-1,5) a (+0,7).
A análise de envelhecimento após usinagem baseou-se no ensaio RTFOT, mais severo que o ensaio de Efeito do Calor e do Ar (ECA) da especificação anterior e, além disso, os valores característicos de alguns ensaios realizados com a amostra envelhecida ficaram mais restritos, como por exemplo:
– perda em massa admissível menor que 0,5% no ensaio RTFOT (anteriormente a perda de massa máxima admissível era de 1% no ensaio de Efeito do Calor e do Ar – ECA);
– foram mantidos os valores de ductilidade após envelhecimento;
– os valores de porcentagem de penetração retida ficaram mais elevados;
– foi incluído um item novo, relativo ao aumento máximo do ponto de amolecimento, definido como 8º C.
As novas especificações de CAP devem contribuir para que os ligantes asfálticos quando introduzidos em misturas betuminosas convencionais ou especiais melhorem a durabilidade dos pavimentos contribuindo para a melhoria da infra-estrutura de Nosso País.
Estamos a disposição para colaborar tecnicamente com a comunidade rodoviária podendo interagir preliminarmente por e-mail: tecnologia@grecaasfaltos.com.br.

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº5

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