Programa PROMG adota Asfalto Ecológico nas rodovias mineiras

O Departamento de Estradas de Rodagem – DER/MG, através do Programa PROMG, concluiu a primeira obra de Restauração utilizando CBUQ com ECOFLEXPAVE – Asfalto Borracha – com adição de 15% de pó de borracha nos trechos da MG-173, entroncamento BR-459, divisa de MG/SP, no município de Paraisópolis-Sapucaí Mirim, com extensão de 22km e MG-158, entroncamento BR-354, divisa MG/SP, no município de Itanhandú-Passa Quatro, com extensão de 29,30km.
As rodovias concluídas estão situadas em regiões importantes de Minas Gerais, no conhecido Sul de Minas, região do Circuito das Águas, um grande potencial turístico das cidades mineiras, além de ligarem regiões com importantes Parques Industriais como a Indústria de Helicópteros Itajubá, Indústria de Armamentos Itajubá e a Fábrica Embraer, em São José dos Campos/SP.
O Programa PROMG Pleno consiste na utilização de asfaltos modificados por polímero ou borracha, uma vez que a indicação desta técnica é conveniente nas
rodovias que apresentam alto volume de tráfego, alta deformabilidade elástica do pavimento, presença de rampas fortes e curvas com raios pequenos, além das características dos agregados regionais, sendo imprescindível a utilização visando a garantia da vida útil prevista no projeto, conforme parecer técnico do Eng. Gilmar Scarpone Salem, da Diretoria de Projetos – Gerência de Pavimentação DER/MG.
A obra consistiu em reciclagem do pavimento com adição de brita e cimento e
aplicação de 5cm de CBUQ com ECOFLEXPAVE.
A execução da obra foi de responsabilidade do Consórcio Torc/Convap sob a supervisão do Eng. Residente, Emerson Costa, e do Diretor Técnico, Eng.
Lúcio Cançado.
O DER/MG contribuiu com a retirada de aproximadamente 51.000 pneus inservíveis, através da opção pelo ECOFLEXPAVE, um benefício sócio-ambiental inestimável.

Leia a matéria completa no informativo Fatos&Asfaltos nº18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *