Capas dos bancos, cortinas, chapéu de caubói, filtro dos sonhos… em meio ao tom laranja dos caminhões da GRECA, os detalhes em rosa se destacam. Na boleia, Sueli, a primeira mulher a fazer parte do time de motoristas da GRECA Asfaltos.
Motorista, esposa, mãe e avó, Sueli é uma mulher que já fez de tudo. Decoradora de festas, cinegrafista, fotógrafa, professora e acadêmica de direito. E, hoje, divide a vida na estrada com os dias em família e o gosto por carros antigos.
Enquanto fazia uma pausa durante a descarga da carreta, aproveitamos para conversar com ela sobre seu estilo e também descobrir como é trabalhar num ambiente ainda visto como essencialmente masculino.

Sueli conta que, apesar do próprio caminhão ser algo mais “bruto”, é na personalização da cabine que ela registra toda a sua feminilidade. Afinal, o caminhão acaba se tornando uma extensão da própria casa. Não é à toa que seu codinome nas estradas é Pantera cor-de-rosa.
Quanto mais pink, melhor! A ideia é aparecer de longe.”
E não pense que Sueli terceirizou a montagem da cabine! Toda a personalização foi ela mesma quem preparou. Uma habilidade que desenvolveu praticando um hobby muito especial: a recuperação de carros antigos.
Como motorista, mesmo trabalhando num ambiente ainda masculino, Sueli conta que não existem grandes dificuldades no dia a dia. Complicado mesmo é a falta de banheiro feminino em alguns postos e paradas nas viagens.
Entretanto, em empregos anteriores, passou por momentos onde outros motoristas deixavam claro o preconceito contra uma mulher na direção. Já na GRECA Asfaltos, sente-se confortável com o ambiente muito mais favorável. Ela ressalta o respeito de todos.
No momento, Sueli está atuando nos trajetos entre a unidade e a Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR. Mas recebe incentivos dos colegas que esperam logo vê-la nas grandes viagens. Além do apoio recebido, é comum ver os outros motoristas tirando fotos do caminhão para compartilhar com as esposas.
Ser mulher é ser batalhadora, enfrentar a vida de cabeça erguida, não se deixar ser humilhada e nem rebaixada por ninguém e mostrar a capacidade que você tem de viver tua vida.”
E para as mulheres que desejam seguir a carreira de motorista, Sueli deixa um recado: “Eu sempre incentivo as mulheres a seguirem seus sonhos, a não desistirem. Se você vai batalhar você vai conseguir. Quando você quer muito alguma coisa todo universo conspira a teu favor.”